Foto: Vinicius Becker (Diário)
Na manhã desta sexta-feira (18), os Conselhos Superiores da UFSM se reuniram para a votação dos nomes que compõem a lista tríplice para os cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) da Instituição. Estiveram presentes 105 conselheiros, e foram contabilizados 101 votos, entre membros do Conselho Universitário, Conselho de Curadores e Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Esta é a segunda etapa da eleição. A primeira, definida em 25 de junho por meio de uma consulta popular entre a comunidade acadêmica, escolheu a chapa 2, encabeçada por Martha Adaime e com Tiago Marchesan como vice-reitor. Nesta sexta, foi formalizada a segunda etapa, por meio da criação da lista tríplice, composta pelos nomes dos integrantes da chapa vencedora e um terceiro candidato, escolhido pelos vencedores.
O primeiro cargo a ser votado foi o de reitor. O resultado confirmou a escolha da comunidade, com Martha Adaime recebendo 91 votos. Confira a votação:
- Martha Adaime: 91 votos;
- Tiago Marchesan: 05 votos;
- Cristina Nogueira: 03 votos;
- Em Branco: 0
- Nulo: 2
A segunda votação foi para o cargo de vice-reitor. Novamente, prevaleceu a escolha da comunidade, com Tiago Marchesan sendo escolhido vice-reitor. Confira a votação:
- Tiago Marchesan: 89 votos;
- Cristina Nogueira: 08 votos;
- Martha Adaime: 01 votos.
- Em Branco: 0
- Nulo: 3
A terceira e última etapa cabe ao governo federal, por meio de decisão final do presidente da República. A nomeação oficial do novo gestor deve ocorrer até dia 24 de dezembro, e a cerimônia de posse está programada para janeiro de 2026.
Trajetória dedicada à UFSM
Martha Adaime iniciou sua carreira em 1989. Ela conta que não se imaginava gestora, mas sempre foi muito atuante. “Sempre fui muito participativa. A universidade sempre foi a minha vida. Eu não tive filhos e depositei a minha vida aqui.”Ela ressalta que a parceria com o professor Tiago foi essencial para abraçar esse projeto, e destaca a importância da presença feminina em cargos de liderança: “Me sinto extremamente feliz por representar as mulheres da UFSM e mostrar a todas elas que é possível, sim, chegar a qualquer posição que quiserem, dentro e fora da UFSM.”